Wednesday, 6 January 2010

Ilumina-se a Igreja por Dentro da Chuva

















Ilumina-se a igreja por dentro da chuva deste dia,
e cada vela que se acende é mais chuva a bater na vidraça...

Alegra-me ouvir a chuva porque ela é o templo estar aceso,
E as vidraças da igreja vistas por fora são o som da chuva ouvido
por dentro...

O esplendor do altar-mor é o eu não poder quase ver os montes
Através da chuva que é ouro tão solene na toalha do altar...

Soa o canto do coro, latino e vento a sacudir-me a vidraça
E sente-se chiar a água no fato de haver coro...

A missa é um automóvel que passa
Através dos fiés que se ajoelham em hoje ser um dia triste...
Súbito vento sacode em esplendor maior
A festa da catedral e o ruído da chuva absorve tudo
Até só se ouvir a voz do padre água perder-se ao longe
Com o som de rodas de automóvel...

E apagam-se as luzes da igreja
Na chuva que cessa...

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

4 comments:

  1. Que fotografia!!! Wauuuu..
    Ou direi melhor..que pintura tão bem enquadrada!!!
    Uma das minhas preferidas (até agora!)
    Parabens!

    ReplyDelete
  2. - Espelho meu, espelho meu: haverá algo mais belo do que eu?

    Belíssima foto!

    Espelho do tempo que passa e se reflecte no real…. ou do outro lado do espelho.

    Um beijinho para a Isabel.

    Laurinda

    ReplyDelete
  3. Um charco de água transformado num vitral de igreja ... é uma fotografia de alquimista ...

    ReplyDelete
  4. Linda a foto! Lindo o poema!
    Parabéns.

    ReplyDelete